BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Faz-se uma dona de casa

Postado por Bruno Pedrassani 160 Comentários quinta-feira, abril 30th, 2009

Tags : , , Post to Twitter Tuite esse post

Não sou eu quem faz, a culpa não é minha, não fui eu. Nego até a morte!

Quem de fato faz donas de casa é a sociedade, e isso nem é assunto novo também. Mas só pra refrescar a memória, basta ir em uma loja de brinquedos e ver os brinquedos para meninos, e os para meninas. Para os mini-machos, temos bonecos, carros, aviões, helicópteros. Para as mini-fêmeas, temos o que? Bonecas. Até aqui tudo bem. Mas aí temos bebês que choram, tomam mamadeira, mijam fazem xixizinho. E mais, temos banheirinhas, fogõezinhos, panelinhas, copinhos, talherzinhos, casinhas. Desde que a menina nasce, ela é direcionada a ter filhos, casar e ser dona de casa.

A mulher moderna busca a igualdade e todo aquele papo que já conhecemos bem, mas nunca vi ninguém se manifestar contra esse tipo de “atitude”. Enfim.

Agora, uma coisa que é bem perceptível é com relação ao dia das mães. Posso dizer que 80% dos anúncios e promoções que recebi, são de eletrodomésticos ou algum utensílio para a casa. Lembro que quando era criança minha mãe falava que queria algo pra ela, e não pra casa. O presente deveria ser pra ela. Eu aprendi isso cedo, mas a maioria dos homens não. Na verdade, essa insistência em fazer a mini-fêmea ser dona de casa(mesmo que de mentirinha), acaba afetando os homens também.

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

Propaganda do dia das mães não é direcionada a mulheres. Uma mulher sabe o que dar pra outra, ou pelo menos tem idéia. E tem mais, há mais homens comprando presentes no dia das mães do que mulheres, já pensaram nisso?
Se contarmos filhos e filhas, pode-se dizer que temos 50% pra cada lado, ou até mais mulheres. Mas não podemos nos esquecer(e departamentos de marketing definitivamente não esquecem) é que, além de filhos, temos outra classe que dá presente nessa data: os maridos.

Como a data não é “O dia da sua mãe”, mas sim, “dia das mães”, qualquer mãe é elegível a um presente. E eu sempre vejo maridões dando presente pras esposas nessa data, o que faz sentido. E faz mais sentido ainda direcionar as propagandas pra homens. E o que homens acham que devem dar pra uma mulher? Talvez não acham nada, mas é tão intrínseco dar alguma coisa “pra casa”, que é o que vai mesmo.

OBS: obviamente nem todos se encaixam nessas situações, e há homens que sabem comprar presente pra mulher.

OBS²: claaaaaro que há mulheres que definitivamente, querem ganhar uma lavadora, um fogão ou algo do gênero, mas não é o foco aqui.

EDIT: Estou com problemas nos comentários desse post(e só desse! Vai entender…) então se não estiverem vendo os comentários, ou o seu comentário, está explicado. Estou tentando arrumar ainda…

EDIT²: Comentários OK.

160 Respostas para “Faz-se uma dona de casa”

  1. Comentado por Elisa Reis Themístocles usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP:

    Concordo com a Kaka, dando ênfaze na observação que diz “ruim é ser uma dona de casa burra”, no mais, o batn e a lingerie, deixa que eu compro…

    Direito de Resposta

  2. Comentado por Lilian usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista:

    Posso dizer que ser “dono” ou “dona” de casa são papéis cumpridos por quem quer ter seu próprio espaço e curtí-lo. Independente da criação(feminina ou masculina) é muito bom comprar ou ganhar objetos de desejo para conforto, bem-estar e estética do ambiente em que se vive. Toda essa discussão se esgota no fato de que quem cuida de si e do espaço conquistado, curte viver bem. Presentear as pessoas consiste em parar um pouquinho para observá-las, ver o que entendem como prazeiroso na vida e “voilá”… acertar em cheio!

    Direito de Resposta

  3. Comentado por marta usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP:

    que vcs tem contra eletrodomesticos?presente é presente,imagine em tempos de crise ganhar fogão novo,geladeira,liquidificador…enfim se um filho percebeu que a geladeira é velha,gasta muita energia e dá de presente uma nova…..
    só se não gostar da casa! qualquer presente é bem vindo….
    abços

    Direito de Resposta

  4. Comentado por Elisa Reis Themístocles usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP:

    O meu comentário é um pensamento natural de uma mulher esposa, mãe e avó que vive numa sociedade de pessoas competentes e sobretudo humanas.

    Direito de Resposta

  5. Comentado por mara usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP:

    Bom em primeiro lugar e´triste saber o qto sou desprezada por ser mae e dona de casa ,nao sei o que fez tornar me ,mas sei que valores quero passar aos meus filhos respeito todas pessoas ,mas digo se vc nao é dona de sua casa alguem é.Ah e qto a presentes adoro todas novidades de uma cozinha moderna um abraço a todos.

    Direito de Resposta

    Resposta de Bela usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

    Mara, nao se sinta desprezada. Como eu disse no meu comentario a dona de casa faz um servico EXTREMAMENTE necessario e cansativo, prova disso e que essas mulheres que trabalham fora de casa o DIA TODO tem suas empregadas domesticas para fazer o papel de dona de casa. Nao de muita importancia ao que as pessoas falam.

    Direito de Resposta

    Resposta de Poeta usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

    Quando ser dona de casa é uma escolha, isto deve ser maravilhoso. Quando tanto a mulher e o homem trabalham fora os serviços domésticos e com a criança deveria ser dividido…. O trabalho de limpar a casa é pesado e quando dividido entre o casal se torna mais justo, afinal os direitos devem ser iguais e os deveres também.

    Direito de Resposta

    Resposta de miriam usando Internet Explorer Internet Explorer 8.0 no Windows Windows XP

    parabens concordo com vc eu e meu esposo penssamos assim ele me ajuda muito mais ainda a algo de errado comigo.

    Direito de Resposta

  6. Comentado por Bianca usando Internet Explorer Internet Explorer 8.0 no Windows Windows XP:

    Mas peraí, também não vamos levar tudo no 8 ou 80, acho que é importante sim a mulher aprender a ser dona de casa e isso não vai acontecer quando ela já estiver adulta se não acontecer desde cedo provavelmente será um fracasso, mas também não quero dizer que essa deva ser a unica formação da mulher. Eu brinquei muito de casinha, de mamae, mas também subi em árvores, brinquei de carrinho e fiz traquinagens tanto de meninas como de meninos, e hoje procuro proporcionar aos meus filhos várias experiencias não importando essa coisa do que é pra menino e o que é pra menina. Mas que há uma distinção entre homens e mulheres é inevitável. Eu sei limpar uma casa, tenho dois filhos que acredito cuidar muito bem deles, e isso porque aprendi quando era criança. Mas também aprendi a gostar de livros, faço faculdade e valorizo a formação academica da mulher. Acho que não dá pra viver a Utopia de que chegará um dia em que essas tarefas domesticas não serão feitas por mulheres, acredito sim que dá pra dividir essas tarefas com o companheiro, ou ter uma profissional (doméstica), mas como minha mãe dizia: “quem não sabe fazer não sabe mandar”. E outra coisa: Por que os trabalhos domesticos é visto com tanto preconceito? E hoje principalmente pelas mulheres? Acho maravilhoso poder e saber cuidar da minha casa e da minha família. As mulheres devem aprender a valorizar o que fazem seja dentro ou fora do lar, se está insatisfeita claro que deve procurar adquirir habilidades, estudar, ou trabalhar, mas acreditar que sua presença e força dentro do lar faz a nossa sociedade melhor a cada dia. Ser mulher é o que nos faz diferentes dos homens, com toda nossa graça e genialidade, lutar pelos nossos direitos, não quer dizer sermos homens.

    Direito de Resposta

  7. Comentado por Luísa usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP:

    Concordo plenamente. Em pleno século 21 a sociedade ainda segmenta brinquedos para meninos e meninas de forma preconceituosa sim, buscando treinar especificamente a mulher para os trabalhos domésticos como se esta fosse inerente ao sexo feminino. Você entra numa loja de brinquedos e encontra uma seção para meninos e uma sessão para meninas. Nas prateleiras para meninas você até encontra carrinhos desde que específicos da boneca xy e,claro, todo cor-de-rosa. Já nas prateleiras de meninos você não localiza nenhum fogão, ferro de passar roupa ou qualquer móvel ou eletrodoméstico de brinquedo. E, mesmo que vc resolva dar um fogão ou uma cafeteira para um menino, não encontrará um brinquedo desses que não seja cor-de-rosa ou lilás cores identificadas com o feminino.
    Não sou contra o treinamento das crianças para os trabalhos doméstico ou cuidados com bebê. Ao contrário, acho que as crianças devem aprender e brincar com todos os tipos de brinquedos, poder vivenciar livremente todos os personagens.
    Na vida adulta homens e mulheres cozinham, lavam e limpam a casa como parte do seu cotidiano e também cuidam dos filhos, até pq empregada doméstica é uma profissão em extinção e cada vez menos acessível a classe média. Da mesma forma ambos os sexos dirigem carros, camionetas, caminhões e ônibus sem prejuízo das suas características sexuais. As mulheres já pilotam aviões inclusive nas Forças Armadas e os aviões não são pintados de cor-de-rosa para que elas possam pilotá-los.
    O bom é que apesar do esforço da “sociedade” em manter tabus, estamos evoluindo não só na tecnologia mas também nos conceitos…

    Direito de Resposta

  8. Comentado por Julia usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.10 no Windows Windows XP:

    Osvaldo, eu sou ‘femea’ e não posso dar a luz, e nem quero! e aí? hahahhahaha
    Só por isso nao posso então ter orgulho?
    O orgulho da mulher não é esse não, vc está mto enganado. Tem mulher que escolhe não ter filhos.
    Eu não gostaria de ser dona de casa e quando criança tb não brincava com esse tipo de brinquedo direcionado a isso.
    Vc vira dona de casa e nao tem emprego, fica dependendo do marido. Aí qdo vc fica velha o marido te larga por uma menininha de 15 anos e vc faz oq???
    Mulher tem mais é que se cuidar! E ser independente. Casamento é união, comunhão e convivencia. É entender os defeitos do outro. E respeitar os sonhos do outro.
    Ser dona de casa é servidão, sem garantias de que aquele que vc vem servindo vai estar la pra vc qdo vc precisar.

    Direito de Resposta

    Resposta de Bela usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

    Julia
    Eu acho que muitas vezes ser dona de casa pode realmente ser servidao devido AO EGOISMO DOS OUTROS MEMBROS DA FAMILIA. Se alem de ser dona de casa a mulher nao tiver nenhuma atividade remunerada, penso que os outros menbros da familia como marido e os filhos que ja trabalham devem se cotizar e pagar a dona de casa um salario mensal( no minimo um salario minimo) para que ela possa organizar sua aposentadoria. Minha mae sempre foi dona de casa e ha muito tempo Gracas a Deus ja esta aposentada porque nos na familia fizemos isso.

    Direito de Resposta

  9. Comentado por Tânia G Ribeiro usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.10 no Windows Windows XP:

    Não aguento mais ser dona de casa>> Não tenho férias, não tenho salário.
    Quero me aposentar. Pra mim já chegaaaaaaaaaa. Ufa!!! cansei dos trabalhos
    domésticos que só me trouxeram problemas na coluna.
    Abraços!! Dia de mãe é todo dia…….

    Direito de Resposta

  10. Comentado por pedro usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista:

    ótimmmoo……….vamos fazer das mulheres mais pequenos machos do q ja sao!

    agora pergunta se elas querem abdicar dos privilegios que vem do passado (preferencia na guarda dos filhos,licensa maternidade,pensão), nãããõooo!

    Direito de Resposta

  11. Comentado por Fabrício D. Ramos usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP:

    Show de bola essa discussão, gurias. Agora, por favor, me tragam uma cerveja…

    Direito de Resposta

    Resposta de Charles Souza usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

    BESTEIRA ESSA HIISTÓRIA DE “DONA DE CASA”…
    Brinquedo não forma ninguém em nada, mas são importantes na clareza que as crianças precisam quanto aos papéis sexuais. Ninguém em sã consciência quer uma bichona dentro de casa… eu não quero, por isso meu filho de 4 anos ganha ARMAS DE BRINQUEDO sim, minha filha de 6 anos ganha bonecas e panelinhas SIM e nem por isso ele será machão assassino e ela será dona de casa. Mas se necessário for, poderão ser também isso em algum momento.

    É claro que HOMENS E MULHERES SÃO DIFERENTES, os papéis são diferentes e os direitos e os deveres são diferentes… basta olhar embaixo.
    Para a espécie a mulher é mais valiosa por ser mais cara, portanto deve ser mais preservada, “mais bem guardada”. O homem é mais descartavel.
    Enquanto um homem pode ter 10 filhos em 1 ano, a mulher precisaria de mais de 10 anos para ter os mesmos 10 filhos. Por isso, ser também dona de casa é muito importante para as fêmeas, assim como encabeçar as batalhas e enfrentar os perigos é muito mais da natureza masculina.

    Pessoas problemáticas, que criticam as bases familiares, saibam que nada vai mudar com as palhaçadas da Globo comtra os costumes orientais, contra a família tradicional e os bons costumes. Mulheres em cargos masculinos, nas forças armadas e até na polícia, não são mais mulheres, elas tornaram-se quase tão “descartáveis” como os homens. Isto se dá unicamente por causa do BRUTAL AUMENTO POPULACIONAL que vem se agravando a cada segundo que passa. (São 6 pessoas por segundo o aumento da população mundial. faça as contas) Esse aaumento gera um contingente feminino excedente que permitiu a sociedade emprega-lo em cargos tradicionalmente masculinos. Isto nada tem a ver com conquistas de igualdades de direitos e muito menos com luta social ou feminismo.

    Nas últimas décadas vimos os efeitos sociais da pílula e agora vemos os efeitos do aumento populacional. Some-se a isso o crime organizado, as máfias, o aquecimento global, a desilusão com a ciência e a tecnologia, a midia global, a globalização, a internet e o fenômeno das igrejas fast food.
    Mas não se iluda. Cedo ou tarde as pessoas irão perceber que todos esses fenômenos que aparentemente contribuem para uma degeneração moral geral, só conseguem, na verdade, efeitos sazonais…

    Resumindo, com todos as ameaças existentes, a MULHER continua sendo a base da familia e portanto da sociedade e da pátria. A mantenedora do pacto de confiança de que a prole será legítima para que o homem tenha orgulho dos filhos herdeiros e possa se sacrificar trabalhando e se tornando o defensor e mantenedor da família. Assim será enquanto a evolução das espécies não acabar com os dois sexos.

    Ah, pra quem não sabe, Amélia trata-se de situação social, critica a sociedade capitalista e o governo da época… Trata a utópica mágica do amor na solução dos males da vida. Amélia é uma reclamação contra as carências, através da figura idealizada, companheira imaginária e atrelada a uma condição social, não é sinônimo de dona de casa. Essa distorção se deu na boca do povo, por conta do enorme sucesso da música.

    Direito de Resposta

    Resposta de Osmar usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP

    Caso seu nome seja realmente Poeta, então Poeta se realmente for como você afirma que os “estereótipos masculinos e femininos são construídos culturalmente”, qual é sua proposta? Destruir os estereótipos? Se for, devo alertá-la de que a destruição de tais estereótipos, segundo seu entendimento, também se daria culturalmente. Se, como você afirma, a “diferenciação relativa à sensibilidade e outros aspectos ditos ‘femininos’ fazem parte de uma construção cultural” então em breve teremos homens concebendo e gerando a prole humana. E mesmo que isso algum dia venha a ocorrer, o que acho impossível, para quê serviria uma aberração dessas? A cada vez que mulheres se insurgem contra as determinações da natureza humana,o que parece é que elas não se aceitam como tal e perseguem um ideal de se tornarem cada vez mais masculinas. Por mais que uma tendência ou uma ideologia queiram negar, homens e mulheres carregam inúmeras diferenças naturais, isso significa que nem eu nem você podemos mudá-las. Uma mulher pode retirar cirurgicamente tudo que ela tem que a diferencia do homem, seios, o aparelho reprodutor, a vagina e mesmo assim ela, coitada, agora como uma aberração digna de pena do mais insensível dos seres humanos, continuará tendo no seu sangue dois hormônios. Este é somente um parêntese para ressaltar que existem as coisas concretas e as meras abstrações e que precisamos saber diferenciá-las. A neurociência aponta várias diferenças entre homens e mulheres no âmbito neurológico, e qualquer ser vivente pode constatar as diferenças físicas, o homem tem mais força física do que a mulher. Vejam no atletismo, onde em todas as competições o que jamais, em hipótese nenhuma se apregoa, é a discriminação entre os seres humanos. E nelas, homens e mulheres não competem entre si, simplesmente por que são diferentes. E mais, todos os índices masculinos são superiores aos femininos. E, repito, não há tendência ou ideologia capaz de mudar essa realidade. Agora, isso não é motivo para que as mulheres queiram entrar em guerra contra o mundo que as faz assim. O que afirmei no comentário anterior, é que a mulher é mulher, e isso está sendo desvalorizado pelas próprias mulheres que querem cada vez mais, repito, se tornarem parecidas com os homens. Isso é degradante à própria condição humana. Outro aspecto da relação entre homem e mulher é o do convívio harmônico entre o casal, do convívio solidário, do respeito mútuo. Asseguro-lhe que não viveria com uma pessoa pela qual não nutrisse todos esses sentimentos. Minha vida familiar é pautada nesses princípios. Não tenho como dar de mamar ao bebê ou gestá-lo – e em minha humildade diante da vida jamais vou querer isso que não foi designado para mim -, mas posso fazer uma série de outras coisas relacionadas ao cotidiano da criação do bebê, dar banho, fazer comida, trocar fralda, cuidar do umbigo, etc.
    Com relação ao que você diz de que muitas mulheres deixaram de lado o instinto materno “pois acredito que muitas mulheres ‘esqueceram’ disso durante alguns séculos na França”, digo apenas que você é livre para fazer isso caso queira. Vá em frente e renuncie ao instinto materno ou ao àquilo que quiser. Ao contrário do que querem fazer parecer, os direitos civis estão pendendo mais para vocês e em breve não se poderá mais nem olhar para as mulheres sob pena de ir parar na cadeia. Vocês se tornarão as comandantes absolutas. O problema é que vocês não irão se contentar e buscarão cada vez mais. É assim que agem aqueles que não madurecem e vivem seu tempo revoltados com o mundo.
    Confesso que percebo muito rancor e revolta nas suas palavras, um inconformismo com o mundo característico de pessoas que têm muitos problemas pessoais, não que você realmente os tenha. Não desanima minha cara, abra um sorriso, orgulhe-se do ser fantástico que você é, não se manospreze a si mesma. Valorize-se. Comece bem lentamente por aceitar um pouco mais o mundo como ele é. Lute para mudar o que você queira mudar, mas sem extremismos e com parcimônia.

    Direito de Resposta

    Resposta de Poeta usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

    Agradeço as tuas palavras mas discordo sobre este “naturalismo” que tu dizes ser inapto a homens e mulheres. Temos difernças e não podemos negá-las, entretanto a sensibilidade pode ser uma cartacterística de ambos os sexos. Como tu disseste o homem pode contribuir com todos os cuidados com a criança, mas porque a maioria não o faz, e acredita que seja obrigação das mulheres? Porque a esfera doméstica está vinculada à mulher enquanto a pública que é mais valorizada está vinculado ao homem. Isto que temos que mudar. O fato de o homem ter mais força física não quer dizer que seja mais inteligente e tenha que ganhar mais que a mulher, temos diferenças que não estão embutidas na nossa natureza. Pois se estivessem, repito o que disse na mensagem anterior, elas estariam presentes em TODAS as sociedades, mas não é o que muitos antropólogos constataram.
    Creio que eu tenha um pouco de rancor contra preconceitos de pessoas que acreditam que é função somente da mulher cuidar dos filhos. Nós também temos uma vida e abrimos mão de milhares de coisas para cuidar de nossos filhos, muitas vezes temos que parar de estudar, de trabalhar, somos demitidas de nossos empregos, e mudamos completamente as nossas rotinas. O fato é que o homem raramente muda seus hábitos após o nascimento dos filhos, quantos deixaram de ir num bar e no futebol com os amigos para ficar em casa cuidando da criança? Em compensação quantas mulheres deixaram de sair com suas amigas, e fazer diversas coisas que gostam por causa dos filhos? O cuidado poderia ser melhor compartilhado entre ambos para que nenhum dos dois se prejudique. Os discursos que cuidar de um filho é maravilhoso, não são completamente verdadeiros porque não falam das partes ruins da maternidade, que é a completa negação da mulher, quem antes era uma mulher torna-se apenas e simplesmente mãe, como se nossa vida só girasse em torno dos nossos filhos. Isto não é verdade, pois trabalhamos, estudamos, temos diversos interesses além dos nossos filhos. Não estou querendo dizer que eles não são importantes, pelo contrário, mas que a nossa vida é mais que ter um filho, pois não temos que criar um filho para nós, mas sim para o mundo. Em algum momento a criança irá crescer e irá embora para constituir sua família, e o que sobrará para a mãe que se dedicou a vida inteira somente aos filhos? Assim como os homens as mulheres também tem ambições (no bom sentido).
    Não seriam necessárias leis e nem delegacias especiais para as mulheres se pudéssemos chegar em uma delegacia após uma agressão sem sermos humilhadas pelos policiais que tem mentalidade de que se a mulher apanha é porque mereceu. Até pouco tempo atrás estes homens agressores não eram punidos em sua maioria. A maior força física do homem não justifica que tenha naturalmente o poder de usá-lo contra a mulher. É covardia por parte destes homens, da mesma forma quando uma pessoa se impõe por ter estar armado, e a outra não.
    Outros países, como a Suécia, já fizeram leis igualitárias e isto contribui com a igualdade das mulheres e também, por incrível que pareça, na saúde dos homens.
    São condições assim, que com certeza são criadas culturalmente, que gostaria que ocorressem no nosso país, apesar de que eu sei que isto, infelizmente, ainda vai demorar algumas gerações para acontecer.
    As vezes me revolto com as injustiças que acontecem, mas quem que não se revolta?

    Direito de Resposta

    Resposta de Bela usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

    Nos vivemos em uma sociedade muito egoista, onde o eg0ismo comeca dentro de casa mesmo, dentro da familia. Uma mae que se cuida e nao abre mao de tudo pelos filhos. Sera a principio um bom exemplo para esses filhos; e teoricamente tera mais possibilidade de ser uma boa mae. AGORA o que eu vejo aqui nos ESTADOS UNIDOS neste momento de crise economica e que muitas mulheres estao trabalhando 12 horas por dia e acabam sendo forcada a abondonar por completo a casa e os filhos pequenos. Foi para trabalhar 12 horas por dia que as “pioneiras” queimaram sutia em pracas publicas,lutaram pelos direitos das mulheres fazendo passeatas e tudo mais??? As “pioneiras” fizeram tudo o que fizeram, foi para outras mulheres teram o “direito” de irem para uma querra ( Iraque) e fazer O MESMO servico que os homens fazem: Matar, morrer ou voltarem mutiladas???
    Acho que as mulheres devem escolher muito bem o homem com quem vao se relacionar de forma mais direta( como por exemplo, o marido)porque de certa forma ser mulher e estar em uma posicao muito vulneravel.

    Direito de Resposta

    Resposta de Poeta usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

    Concordo que nossa sociedade é muito egoísta, mas as mulheres não queimaram sutiã por isto. A luta feminista é por uma igualdade de relações e de direitos e deveres entre homens e mulheres. O que faz as mulheres terem que abandonar seus filhos para trabalhar em um período absurdo de 12 horas é o capitalismo, ninguém gostaria de trabalhar por tanto tempo nem mesmo quem não tem filhos. Acredito que o que está em pauta aqui é que o homem deve ter um comprometimento para com a casa e com os filhos igual ao das mulheres. Pois a criação dos filhos não deveria recair somente sob os ombros femininos. Com certeza todas devemos conhecer bem o homem antes de nos unirmos à ele, pois se não corremos o risco de casarmos com pessoas com mentalidade atrasada e que acreditam que um órgão do corpo legitima diferenças de direitos e deveres. Neste sentido eu dei sorte, pois eu e meu marido concordamos bastante sobre o modo de criação do nosso filho.

  12. Comentado por Simone usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.9 no Windows Windows XP:

    Eu não fui treinada para ser dona de casa ou mãe. Meus pais até tentaram me presentear com bonecas e panelinhas, mas elas realmente não me interessavam. Eu adorava brincar de outras coisas, tinha uma imaginação muito fértil.
    Talvez por isso eu não desenvolvi o desejo pela maternidade e sinceramente, detesto serviços domésticos, apesar de fazê-los todos os dias, pois ainda não posso pagar quem faça.

    Não me sinto menos mulher por isso, muito pelo contrário, eu sempre achei essas mulheres aficcionadas pela vida doméstica e pela maternidade meio neuróticas, meio tolas (minha opinião, apenas).
    Eu e meu namorado pretendemos nos casar algum dia e queremos educar nossos filhos sem pretensões, sem moldes. Não quero treinar meu filho pra ser um machão predador e muito menos minha filha pra ser passiva e maternal.
    Eles serão o que quiserem ser, sem pressões.

    Direito de Resposta

    Resposta de Bela usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

    Acho que os brinquedos que os pais presenteiam as criancas inflienciam, mas nao tanto. Eu quando era crianca ADORAVA bonecas, tive varias; mas ja sabia que nao queria ser mae, isso aos 9 anos de idade. Ate hoje tenho algumas bonecas e felizmente nao tenho filhos e nem quero ter. Quanto a brinquedo de panelinhas eu nunca tive quando crianca, achava idiota, e hoje uma das minhas maiores alegrias e cozinhar. Cozinhar bem e uma arte. O nome e arte-culinaria. O que alias nao e exatamente coisa de mulher; pois muitos cozinheiros profissionais dos restaurantes mais sofisticados do mundo sao do sexo masculino

    Direito de Resposta

  13. Comentado por Carol usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.9 no Windows Windows Vista:

    Pensei, pensei em comentar e saiu um post! Muito interessante, mesmo o tema que vc levantou!
    http://newserrado.com/2009/05/01/sobre-mulheres-e-feminices/

    Direito de Resposta

  14. Comentado por Osmar usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP:

    A maior parte das pessoas tem sua fase de contestação do mundo, que será tanto mais breve quanto mais rápido a pessoa amadurecer. Eu tive minha fase de contestação do mundo e achava que estava tudo errado, que o mundo era dominado pelos capitalistas e que toda a realidade era o resultado das ações premeditadas deles. Pensando sobre isso hoje, me vejo como uma criança grande nesta época, um grande tolo, e me sinto aliviado por ter conseguido passar essas bobagens e poder pensar nelas agora apenas como meras bobagens. Uma etapa no caminho da sabedoria que adquirimos durante a vida. É fato que para reconhecermos algo como sendo uma sabedoria necessitamos também conhecermos aquilo que nada tem a ver com sabedoria. E assim é a vida. Pois bem, nessa época que era um grande tolo eu urrava aos quatro cantos do mundo – sim, por que é uma época que a gente não apenas fala, a gente vocifera, a gente se acha o sabedor Mor de todas as coisas – que era um absurdo as mulheres serem tratadas diferentemente dos homens, etc…etc. Minha falha era não considerar que homens são naturalmente diferentes de mulheres e vice-versa. E que isso não dependia da minha vontade ou da vontade de quem quer que seja na Terra. O fato é que mulheres e homens diferem entre si em vários aspectos: no emocional, no físico, na anatomia, enfim…. A mulher, só ela, pode acolher e gerar uma nova vida. E por isso, ela tem que ser dotada de sentimentos e sensibilidades que estarão voltados para essa função biológica. Esse é o exemplo mais estampado daquilo que quero dizer, mas há ainda vários outros que não citarei para não me estender demais. O ponto em que mulheres e homens são idênticos é o do respeito mútuo que deve existir entre seres humanos. Na relação harmoniosa homem e mulher se completam como uma totalidade intrínseca ao ser humano. Mas vejam, o que hoje é, em todos os aspectos, inclusive nesse, muito claro para mim não o fora naquela época que eu era um crianção abestalhado se achando o dono do mundo, ignorando por completo a existência de uma sabedoria naturalmente construída que as pessoas trazem consigo e que as torna capacitadas ao discernimento. Assim, é natural que mães e pais almejem para seus filhos uma vida, no mínimo, normal. Tenho 44 anos e dois filhos homens, e o que espero para eles é apenas que cresçam se orgulhando daquilo que são. Que quando se olharem no espelho se orgulhem de se verem como homens que são. Que encontrem uma boa mulher e tenham filhos, pois por mais que alguns queiram negar a vida é simplesmente isso. Resumindo, não tenho a menor dúvida que para se criar filhos a sabedoria que nos é repassada ao longo das gerações é fundamentalmente boa e segura. Eu e minhas irmãs nos orgulhamos muito da educação que recebemos de nossos pais. Em minha família sou o caçula que nasceu depois de cinco meninas.

    Direito de Resposta

    Resposta de Poeta usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP

    Acredito que cada pessoa constrói grande parte da sua felicidade. Eu gostaria que investigasse um pouco mais sobre outras sociedades para conheceres que esses estereótipos masculinos e femininos são construídos culturalmente. Não estou afirmando que um seja melhor que o outro, mas que simplesmente esta diferenciação relativa a sensibilidade e outros aspectos ditos “femininos” faze parte de uma construção cultural.
    Na minha opinião o maior problema de existirem estas diferenças é que a esfera do trabalho público (remunerado) é mais valorizada que o trabalho doméstico, afinal, apesar das mulheres trabalharem todos os dias da semana cuidando da casa e dos filhos, o seu trabalho não é considerado verdadeiro trabalho por não ser remunerado.
    Infelizmente tu não acreditas mais em uma sociedade igualitária porque já sofreste tantos tombos da vida que realmente fica difícil acreditar que um dia os seres humanos vivam em paz e harmonia. Tenho um filho e espero que futuramente ele divida todas as tarefas com sua companheira, pois não é porque eu gesto uma criança que minha tarefa é de cuidar todo tempo, ou maior parte do tempo. Não fiz um filho sozinha, teve participação do meu companheiro. Tirando a parte de ter uma barriga e de amamentar, todos os homens são capazes de realizar as outras tarefas.
    A nossa sociedade é desigual em diversos sentidos, entretanto não podemos cruzar os braços perante a discriminação. Eu entendo que uma pessoa que não sofre nenhum tipo de preconceito não sentirá necessidade de lutar pela igualdade, mas quem já sofreu e ainda sofre, deve lutar para que hajam mudanças. Se todos pensássemos que a cultura antiga é a melhor, pois está aí há muitos anos, seríamos ainda colônia de Portugal e acrediatríamos que “a mulher apanha porque merece”, como antigamente.
    Dou um conselho para todos que estão lendo, pesquisem quando surgiu este mito de instinto materno, pois acredito que muitas mulheres “esqueceram” disso durante alguns séculos na França, principalmente durante os séculos XVII e XVIII.
    Somos seres culturais e sociais, só podemos naturalizar o que está inserido da mesma forma em TODOS os contextos sociais, pois se há dessemelhança em alguns aspectos, significa que isto não é intrínsico ao ser humano. Eu, como mulher, não sou naturalmente sensível, mas fui criada para ser, da mesma foram aquele velho e antigo costume de dizer que homem não chora… Homens não choram porque o lado emocional é feminino, o homem deve estar ao lado da razão, o que o torna, na nossa cultura, mais humanizado e menos ligado aos supostos sentimentos animais que são atribuídos às mulheres.
    Tenho certeza absoluta que enquanto eu estiver viva não saberei o que é a verdadeira paz e igualdade entre todos, mas isto não significa que não vou lutar para que as novas gerações tomem consciência que todos somos diferentes uns dos outros, mas que os direitos e deveres devem ser iguais. Quem sabe quanto tempo levará para isso acontecer, se é que acontecerá, mas eu morro tranquila e feliz por saber que a minha parte eu fiz, nem que ela tenha sido mínima, ao menos a minha consciência está tranquila.

    Direito de Resposta

  15. Comentado por Poliana usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP:

    Muito bom post ! Legal mesmo ! Minha mãe e minha vó sempre falam: quero presente pra mim !! rsrs

    Direito de Resposta

  16. Comentado por Denise usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP:

    Todos os pontos de vista aqui postados são extremamente válidos!

    Para contribuir, deixo tb minha impressao. A mulher culturalmente é o esteio do lar,da família e fisiologicamente até então, a única da espécie humana a poder gerar filhos. A maternidade é uma condição privilegiada, que no faz diferentes em todos os aspectos. Mulheres tem zonas do cérebro associadas a emoção absolutamente diferente dos homens.O fato de brinquedinhos ligados a maternidade e lar serem oferecidos as meninas, trata-se tao somente de uma brincadeirinha onde as meninas buscam identificar-se com as mães, e é realmente divertido. Jamais ensinei minha filhota de 4 aninhos a brincar de boneca.Ela pega as bonequinhas que ganha e naturalmente repete as mesmas atitudes que tenho com ela. Sou executiva, trabalho fora, mas sou maternal e amorosa. Administro a casa, dou instruções a empregada.’São funções que exerço naturalmente.
    Percebo porém nos homens profundo egoísmo.Aí sim, concordo que o estimulo de brincar com carrinhos, avioes, joguinhos de ação condicionam para uma vida egoísta e totalmente direcionada para o ego, para a busca do próprio prazer.
    O menino não é direcionado para pensar no coletivo, no todo. Não são ensinados a lavaREM suas cuequinhas no banho,ao contrário das meninas, que desde cedo aprendem a lavar suas calcinhas. Hoje, existe uma enorme insatisfação das mulheres quanto ao egoísmo dos seus parceiros. Os homens não são preparados emocionalmente para assumirem uma família, um lar, eles continuam sendo eterno filhos. Discordo de quem acha que brincar de casinha, bonequinhas aliena e nos faz despreparadas. A educação da menina, que desde cedo a faz pensar no coletivo, na estrutura familiar é exatamente o que tem levado as mulheres a ocupar cada vez mais cargos de maior importância no mercado de trabalho. Mulheres aprendem desde cedo a cuidar e administrar o coletivo.
    O direcionamento egoísta dado aos meninos, brincando de guerras, combate, carrinhos,etc, aos poucos vem sendo mudado. Meninos tb devem ser estimulados a participar das brincadeiras com meninas que envolvem a casinha, a família, esteio da sociedade.

    Direito de Resposta

  17. Comentado por Bela usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista:

    Gostaria de relatar que estou morando nos ESTADOS UNIDOS, assisti na televisao as mulheres que sao “mariners”, e estao nesta querra do Iraque e as proprias estavam falando na entrevista que nesta querra as mulheres estao fazendo O MESMO trabalho dos homens SEM diferenca nenhuma. Alqumas ja foram para o Iraque quatro vezes. Muitas nao precisam mais voltar para o Iraque pois estao mutiladas. sem braco, sem perna, tinha uma jovem de 25 anos sem as duas pernas. O curioso e que todas disseram que nao se sentem mais mulheres, mesmo as que NAO voltaram com mutilacoes fisicas disseram isso. Foi para isso que as mulheres queimaram sutia na rua???? Para ir para uma querra???? Claro que a mulher DEVE ter um trabalho remunerado, pois alem de ser bom para ela e bom para o marido-companheiro tambem. Mas homens e mulheres estao inseridos no contexto social de forma muito diferentes.

    Direito de Resposta

  18. Comentado por Osmar usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP:

    Caso seu nome seja realmente Poeta, então Poeta se realmente for como você afirma que os “estereótipos masculinos e femininos são construídos culturalmente”, qual é sua proposta? Destruir os estereótipos? Se for, devo alertá-la de que a destruição de tais estereótipos, segundo seu entendimento, também se daria culturalmente. Se, como você afirma, a “diferenciação relativa à sensibilidade e outros aspectos ditos ‘femininos’ fazem parte de uma construção cultural” então em breve teremos homens concebendo e gerando a prole humana. E mesmo que isso algum dia venha a ocorrer, o que acho impossível, para quê serviria uma aberração dessas? A cada vez que mulheres se insurgem contra as determinações da natureza humana,o que parece é que elas não se aceitam como tal e perseguem um ideal de se tornarem cada vez mais masculinas. Por mais que uma tendência ou uma ideologia queiram negar, homens e mulheres carregam inúmeras diferenças naturais, isso significa que nem eu nem você podemos mudá-las. Uma mulher pode retirar cirurgicamente tudo que ela tem que a diferencia do homem, seios, o aparelho reprodutor, a vagina e mesmo assim ela, coitada, agora como uma aberração digna de pena do mais insensível dos seres humanos, continuará tendo no seu sangue dois hormônios. Este é somente um parêntese para ressaltar que existem as coisas concretas e as meras abstrações e que precisamos saber diferenciá-las. A neurociência aponta várias diferenças entre homens e mulheres no âmbito neurológico, e qualquer ser vivente pode constatar as diferenças físicas, o homem tem mais força física do que a mulher. Vejam no atletismo, onde em todas as competições o que jamais, em hipótese nenhuma se apregoa, é a discriminação entre os seres humanos. E nelas, homens e mulheres não competem entre si, simplesmente por que são diferentes. E mais, todos os índices masculinos são superiores aos femininos. E, repito, não há tendência ou ideologia capaz de mudar essa realidade. Agora, isso não é motivo para que as mulheres queiram entrar em guerra contra o mundo que as faz assim. O que afirmei no comentário anterior, é que a mulher é mulher, e isso está sendo desvalorizado pelas próprias mulheres que querem cada vez mais, repito, se tornarem parecidas com os homens. Isso é degradante à própria condição humana. Outro aspecto da relação entre homem e mulher é o do convívio harmônico entre o casal, do convívio solidário, do respeito mútuo. Asseguro-lhe que não viveria com uma pessoa pela qual não nutrisse todos esses sentimentos. Minha vida familiar é pautada nesses princípios. Não tenho como dar de mamar ao bebê ou gestá-lo – e em minha humildade diante da vida jamais vou querer isso que não foi designado para mim -, mas posso fazer uma série de outras coisas relacionadas ao cotidiano da criação do bebê, dar banho, fazer comida, trocar fralda, cuidar do umbigo, etc.
    Com relação ao que você diz de que muitas mulheres deixaram de lado o instinto materno “pois acredito que muitas mulheres ‘esqueceram’ disso durante alguns séculos na França”, digo apenas que você é livre para fazer isso caso queira. Vá em frente e renuncie ao instinto materno ou ao àquilo que quiser. Ao contrário do que querem fazer parecer, os direitos civis estão pendendo mais para vocês e em breve não se poderá mais nem olhar para as mulheres sob pena de ir parar na cadeia. Vocês se tornarão as comandantes absolutas. O problema é que vocês não irão se contentar e buscarão cada vez mais. É assim que agem aqueles que não madurecem e vivem seu tempo revoltados com o mundo.
    Confesso que percebo muito rancor e revolta nas suas palavras, um inconformismo com o mundo característico de pessoas que têm muitos problemas pessoais, não que você realmente os tenha. Não desanima minha cara, abra um sorriso, orgulhe-se do ser fantástico que você é, não se manospreze a si mesma. Valorize-se. Comece bem lentamente por aceitar um pouco mais o mundo como ele é. Lute para mudar o que você queira mudar, mas sem extremismos e com parcimônia.

    Direito de Resposta

  19. Comentado por DjRod usando Internet Explorer Internet Explorer 8.0 no Windows Windows XP:

    É eu me lembro que tinha algo parecido nas aulas chatas de português. Tinha uma parte do texto que dizia “… os homens saim da mesa para descansar apos o almoço, (…) enquanto nós (elas) vão à frente a pia lavar a louça, (…)”
    Posso até concordar que isso se cria desde criança, porem eu nos fim de semana ajudo a secar, enquanto conversamos. Eu acho, sinceramente, você faz o que quer não o que é destinado, pois nada ainda esta definido. Sejem felizes.

    Direito de Resposta

  20. Comentado por Yvone usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista:

    Amélia, dona de casa, patroa, dona da pensão, diva do lar…Me digam: O que existe de tão difícil em lavar louça, guardar a comida na geladeira, varrer a casa, colocar o lixo para fora, juntar as roupas do chão, guardar elas no armário? É chato? Ah, isto é. Mas todo mundo tem que aprender e pronto. Se inventaram um dia para as “Mães”, que assim seja. Nesse ponto eu concordo com você: Presente pra ela, uso pessoal e nada de presente extensivo aos dependentes e familiares…Fafavô neh!
    Amélia

    Direito de Resposta

  21. Comentado por Léo usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista:

    Bela discussão.
    Peço permissão para indicá-la via link em meu blog.
    Abraço.

    Direito de Resposta

    Bruno Pedrassani

    Resposta de Bruno Pedrassani usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5b4 no Windows Windows XP

    Claro que tem permissão para indicar, com link :P

    Direito de Resposta

  22. Comentado por Eduardo Zimmermann usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 no Windows Windows XP:

    Olá

    Realmente “brinquedo não forma ninguém”, concordo plenamente. São as atitudes de quem DÁ o brinquedo e as mensagens pessoais que esta transmite em cada gesto, palavra, sorriso, coisas muito pequenas, ou não, passadas ao longo de anos. Crianças “pescam” tudo isto, sabem manipular, jogar, estudam reações, percebem o que não é dito e incorporam o que for necessário para sobreviverem.
    “Olhar prá baixo” também indica diferenças entre os sexos, concordo plenamente, e assim como na natureza, as diferenças hormonais levarão a diferentes comportamentos. Assim, os homens saem juntos para caçar, marcar o território, as mulheres buscam água no rio, plantam a roça, carpem, cuidam dos filhos, preparam as refeições.
    Mas… Voltando para um tempo mais recuado ainda veremos que as mulheres tinham vários parceiros, elas é que realmente mandavam, eram sociedades matriarcais…Bem, isto está lá nos livros de antropologia.
    Esta história de mulher rainha do lar e do homem mantenedor lembra a mim os bons tempos do Nacional Socialismo – que inclusive vem ressurgindo lentamente – talvez em função dos homens que perdem empregos para as mulheres, do desencanto com a ciência, etc… – quando as crianças iam para os divertidos campos da Juventude, onde marchavam, cantavam, ficavam ao redor da fogueira, falavam de mitologia, da supremacia ariana, treinavam o corpo, a mente, o espírito para a nova ordem que se aproximava.
    E as mulheres dos valentes soldados, senhoras do “maravilhoso, especial, divino, blá, blá, blá, dom da vida” ficavam enfeitando seus lares imaculados, aguardando os viris senhores retornarem, para saciar a fome, a sede, após o estafante dia de trabalho, e posteriormente, cuidarem para que a parte de baixo providenciasse mais soldadinhos e parideiras para a glória suprema.
    Desencantos ? O ser humano é desencantado por natureza e resolve criar suas teorias brilhantes e junto com os companheiros iguais, sairem a caçar.
    Mas para caçar judeus, negros, homossexuais – também conhecidos por BIXONAS e outros jargões técnicos – orientais, árabes, muçulmanos, rockeiros, emos, são paulinos, nordestinos, mulheres de cabelo comprido, ou de cabelo curto, mulheres que trabalham fora, cabeludos, carecas… E por aí vai, alguma teoria será desenvolvida para justificar a limpeza.
    Não são os brinquedos, são as atitudes, pensamentos – aqueles que só cada um conhece, ao olhar-se no espelho, sentir a fúria interior, a raiva que alimenta teorias, aquilo que acompanha cada um durante cada dia, onde estiver, camuflado muitas vezes por sorrisos gentis, boas roupas, carros, bebidas e comidas suculentas, escolas de grife, ternos, diplomas….
    Teorias… Teorias…
    Talvez esteja na hora de irmos todos para a frente do espelho e treinarmos o
    Zieg Heil (Nós venceremos) ou o próprio Heil XXXX (colocando o nome de preferência no XXXX.
    Hoje até das religiões eu fujo, de todas, sem distinção.
    Grande abraço a todos.

    Direito de Resposta

  23. Comentado por Vivian usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP:

    Oi Francy, não pude deixar de ler os comentários postados após o meu e me deparei com o seu, bem direto: Concordo plenamente com vc, a mulher pós-moderna, independente não precisa – e nem deve – deixar de ser mulher, pode e deve casar quando quiser (se assim o quiser) e ser muito feliz! Se o marido sabe cozinhar e gosta, ótimo! pq nós não temos essa habilidade devemos nos martirizar por isso? Vamos deixar de lado essa besteira de papéis pré-definidos, o mundo está mudando sim. Parabéns pra vc, muitas felicidades mesmo, pois é muito bem saber que há pessoas que entendem o tempo em que vivem.

    Um abraço, Vivian.

    Direito de Resposta

  24. Comentado por Nana usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.10 no Windows Windows XP:

    Sempre pensei o seguinte: se um trabalha fora e o outro fica em casa, quem fica em casa fica com as tarefas domésticas, algo mais do que justo, independentemente de ser homem ou mulher. As tarefas domésticas são simples demais, qualquer idiota aprende. Acho difícil alguém ser tão retardado a ponto de não saber fazer tarefas domésticas ou cozinhar, seria mais má vontade mesmo.
    Já se ambos trabalham fora, as tarefas domésticas precisam ser divididas, afinal, a casa é dos DOIS e ambos tem obrigação de mantê-la. Não é ajuda, é obrigação.
    Acho que os filhos (meninos e meninas) precisam aprender a fazer as coisas dentro de casa, mas não através de brinquedos e sim ajudando os pais com algumas tarefas reais. Os brinquedos são pra hora de brincar e não precisam ter nada a ver com tarefas domésticas, afinal essas não tem graça nenhuma.

    Direito de Resposta

  25. Comentado por Anderson Porto usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.10 no Windows Windows XP:

    Você está confundindo “mãe” com “mulher”. Quem é mãe, o é para filhos e filhas, e não para maridos, genros etc. E presente para cada mãe tem que ser de acordo com o que ela necessita para ser mãe: ela é que decide e pronto. Se ela cuida da casa, não ficaria nenhum pouco p da vida se ganhasse algo que a ajudasse nas tarefas do lar. Se o pai que é o dono da casa, nada mais justo do presentear a mãe com algo que a ajude profissionalmente, como uma roupa elegante, bolsa, acessório… Agora, independente de ser ou não dona de casa, vamos todos nós presentear nossas máes com flores, ok? Elas ADORAM !!!! Bjs a todoas as mamães !!!

    Direito de Resposta

    Bruno Pedrassani

    Resposta de Bruno Pedrassani usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5b4 no Linux Linux

    Não vi confusão de mãe e mulher. Mãe é necessariamente uma mulher(no sentido de ser mulher, não esposa). E dia das mães, é como o nome diz, dia das mães. Qualquer mãe é elegível. Um marido pode – e ouso dizer que deve – presentear a sua esposa se ela for mãe, pelo simples fato de que ela é mãe. Não disse que ela é mãe dele, e o dia das mães, como eu disse no texto, não se chama “Dia da sua mãe”. Se é mãe, é “parabenizada”, não interessa se é sua esposa, filha, avó, sogra ou cunhada.

    Quanto ao presente, sim, se ela quiser uma máquina de lavar, que ganhe. O problema citado no texto é quando se assume que toda mãe vai querer isso.

    Direito de Resposta

  26. Comentado por Eduardo Zimmermann usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 no Windows Windows XP:

    Olá Nana

    Seu post me fez rir, achei divertida a forma um pouco, digamos, “radical” com que iniciou.
    Tenho uma visão um tanto distinta da sua quanto as tarefas domésticas. Se for apenas arrumar cama, passar a vassoura ou coisas semelhantes, feitas automaticamente e até mesmo sem muita vontade, não diria que são idiotas mas simples demais sim. Mas, existem mulheres, e homens, que na realidade administram bens e recursos ao longo do dia, pensando antes de tomar decisões que possam prejudicar a “empresa” e seus “associados”. São administradores da casa. Buscam gastar bem o dinheiro disponível, organizam as atividades dividindo-as por grupos, no dia, na semana, atentos às várias necessidades dos demais e da manutenção geral. Alguns, ao fogão, fazem apenas o trivial, a simples culinária, outros tentam alcançar o “estado da arte” aperfeiçoando-se sempre, testando, tendo idéias e ainda se preocupam não apenas com o paladar mas com as descobertas dos nutrólogos e outros especialistas, atentos à saúde e bem-estar. Enfim, alguns são simples no agir e no pensar, outros são sofisticados e exercem a função dona(o)-de-casa de forma inteligente buscando fornecer um alto grau de satisfação a si mesmos e aos demais. Claro que um casal jovem e habitando um lar pequeno terá exigências menores em relação a uma família numerosa, com faixas de idade muito diferentes e uma casa enorme.
    Quanto ao demais que você escreveu concordo com tudo, este papo de “ajudar” não existe, quando ambos passam o dia no trabalho, a divisão é necessária e justa e quando existem filhos estes devem receber gradativamente o seu quinhão de obrigações. Se tiver tempo procure dois posts meus, verá que me encaixo no que você diz, graças a minha Mãe e mesmo ao meu Pai que nunca me chamou de BIXONA por varrer meu quarto ou lavar e enxugar a louça.
    Só existe um problema nisto, muita mulher não tem assunto quando as amigas reclamam da vida dura e do “parasita” que nada faz em casa, mesmo com ela trabalhando fora, fazendo pós e com fraldas prá trocar. Tô certo ou não tô ? ;)
    Um grande abraço,
    Eduardo

    Direito de Resposta

  27. Comentado por Lu usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5.3 no Windows Windows XP:

    Não concordo muito com a colocação do seu texto.
    Brinquedos nada a ver insentivo a mulher ser dona de casa,se for assim então todos deveriam ser unisex.Que tal comprar p/seu filho uma Barbie,um kit de panelinhas?
    Se brinquedo fizesse tanta influência não haveriam gays.
    E qual o problema em a mulher aprender a ser dona de casa,fazer comida,limpar,faxinar?
    Veja bem…vamos dizer que uma mulher tenha uma empregada diária e que esta mulher nunca passou uma roupa e nunca fez um arroz ou fritou um ovo.Quando a empregada folgar ou sair de férias como ela vai se virar? A casa vai apodrecer e ela vai gastar uma grana preta indo todo dia no restaurante.Tudo deve-se aprender,tanto menino como menina.
    Se for assim tambem vamos começar a dar para os meninos panelinhas,fogões e bonecas para insentivar nossos futuros homens a virarem donos de casa,kkkk
    Meninas não brincam com bonecos guerreiros,carro de policia,bombeiro,revolver,porisso não são elas que fazem as guerras ,assaltos,tráficos(algumas bem raras estão no meio).

    O mundo já tem tanta violência devido a educação erronêa de que o menino tem qu lutar,bater,não levar desaforo para casa,imagine se isso fosse passado p/as meninas? È melhor nos preocuparmos em deixar nossos meninos menos violentos doque retirar as panelinhas e bonecas das meninas.

    Vejo porai muitos casais em que ambos trabalham e o homem ajuda no minimo dentro de casa, só leva o lixo e lava a louça raramente,se não fosse os tantos mil dotes q a mulher tem os homens estavam ferrados,porisso que em muitos casos o salário dela não entra na casa ou ele paga a maioria das contas.
    Se não fosse a mamãe especial que zela,educa,lava e faz a papinha do seu bebezinho, não teriamos grandes homens e mulheres no mundo.

    Que maravilha se minhas filhas me derem uma lavadora,fogão,geladeira novos,minha casa vai ficar mais bonita, eu e o pai delas ficaremos hiper felizes,afinal não é só para mim e p/todos.
    Quando a mulher perder seus brinquedos de infância,sua delicadeza e seu dia das mães e não souber mais cuidar dos afazeres de uma casa,neste dia ela não será mais tão mulher.

    Devido a tantas mulheres hoje trabalharem fora,cuidarem dos filhos e casa, os homens estão perdendo seu espaço,não tem mais utilidade, as mulheres se viram bem sozinhas sem eles.Se elas deciderem não quererem mais o homem para fazer um filho e ter um pai,existe a inseminação artificial que por falar nisso em breve poderemos escolher o sexo da criança,kkkk
    E a raça homem será instinta.
    Não dúvido disso não,você duvida?
    Quando a mulher usar toda sua inteligência e ver o poder que tem,dominará o mundo.
    A mulher é pau p/toda obra,só não tem o osso tão fort quanto do homem ,porisso não consegue o nivel de esforço fisico como o dele,nisso levam vantagem.
    Quem quer ficar em casa,cuidar dela ,dos filhos e marido, que fique,se o salário dele não for muito baixo,se ela precisar trabalhar na falta do orçamento, que o faça.Criança criada com a mãe diariamente é mais amorosa,mais atenciosa.Se a mulher não quer cuidar da casa,não tem paciência c/o filho ,não precisa trabalhar fora, mais quer, que o faça e pague empregada.
    Se a esposa não fica em casa p/fazer os serviços, alguem terá que fazer ou ser dividido c/o marido ou uma empregada, que essa ai se a mulher ganhar pouco o salário dela ira todo só p/a empregada.
    Não existirá mais guerras e nem tantos assaltos.
    Exagerei???
    kkkkk
    Mais é caso p/se pensar.

    Direito de Resposta

Trackbacks/Pingbacks

  1. Comentado por Carolina Sameshima usando WordPress WordPress v1.1.3:

    A ilusão d q trabalho fora d casa + carreira é igual a libertação feminina! http://tinyurl.com/de4bsy

Deixe um comentário